Deja Vú

Deja Vú


























É impensável numa grande cidade em pleno século XXI, num país que deseja ser modelo de qualidade um prédio simplesmente cair! Ou melhor, DOIS prédios simplesmente caírem em pleno Centro da Cidade.

Como assim?

E se isso tivesse ocorrido em pleno horário de rush, com seus familiares passando por ali, como todos os dias?

O Rio de Janeiro tem um histórico considerável de tragédias envolvendo construções, deixando de dezenas a centenas de mortos e feridos graves.

Ainda não se sabe ao exato a verdadeira razão da tragédia, mas muitos motivos levam a crer a anos de descuido e negligência do poder público com os prédios históricos do Rio.

Segue abaixo uma pequena lista de acontecimentos semelhantes:


* Laranjeiras (1967): em 21 de fevereiro, um temporal provocou um deslizamento de uma encosta na altura da Rua General Glicério, em Laranjeiras (Zona Sul) atingindo uma casa e dois prédios de apartamentos. Cerca de 120 pessoas morreram no local. Entre as vítimas, um irmão do dramaturgo Nelson Rodrigues.

* Elevado Paulo de Frontin (1971): um trecho do viaduto em construção (foto) caiu no dia 20 de novembro na altura da Rua Haddock Lobo, na Tijuca (Zona Norte), sobre vários veículos que estavam parados no sinal vermelho. No total, 28 pessoas morreram e 30 ficaram gravemente feridas, incluíndo algumas mutiladas.

* Supermercado Ideal (1972): no dia 20 de dezembro, a queda do teto de um supermercado em Pilares (Zona Norte) provocou a morte de 14 pessoas e cerca de 100 feridos.

* Abolição (1988): na sequência das chuvas que devastaram o Rio em fevereiro, um prédio desabou na Rua Teixeira Carvalho, no bairro da Abolição (Zona Norte), deixando 13 mortos.
* Rua Primeiro de Março (2002): Um hotel de cinco andares desabou durante a tarde do dia 25 de setembro de 2002 na Rua Primeiro de Março (Centro do Rio). Duas pessoas morreram.

2 comentários:

  1. VC não mencionou o Brasil Palace 2 na Barra que desabou, a recente explosão de um restaurante, entre outras, se eu fosse "alguém" no RJ mandaria investigar o CREA-RJ e a departamento da prefeitura do Rio que fiscaliza obras. Mas como não sou "alguém"...

    ResponderExcluir
  2. São dois acontecimentos recentes e muito importantes que não estão nessa lista! Está tudo, infelizmente, cercado de muito mistério, enquanto tragédias vão se empilhando uma atrás da outra! Abc!

    ResponderExcluir