Pindaíba musical no Rio de Janeiro

Pindaíba musical no Rio de Janeiro

Eu "e aí, mano. Tô aqui no Centro, qual a boa de hoje?", no que ouço "vou tocar samba hoje numa casa legal por aí. Quer me encontrar mais tarde?". Claro, e assim encontrei ele e mais outros amigos na Lapa, aonde vi e ouvi violão, banjo e percussões de qualidade. O ambiente também era ótimo, agradável e top. Não escondo que era caro também — o que para mim não fez a menor diferença por que entrei de VIP e ataquei numa comanda VIP também; amigos músicos e suas cumplicidades. E assim se desenhou, com muitos gringos emoldurando a noite, a festa que não parou por aí: "vamos hoje no sarau na casa do "táxi lunar", tá afim?", "táxi quem?", "o Geraldiz Azevediz"...Consegui entender, diferentemente dele que não conseguiu ser engraçado.

A proposta da casa de apresentações é corriqueira na nossa cidade, amostras de samba e rebolado pra turista ver. O que não tem erro até aí. A questão é que, na dita cuja senhora do sereno, a apresentação principal era a cargo de cantora chamada Ana Costa. Se você não a conhece mas gosta de boa música, perde. Antes, na abertura dos trabalhos, fui apresentado a muitos intrumentistas que logo provariam sua virtuose, entre eles um jovem cantor que abriu o show para Ana Costa. Percussionista também, o cara dono de um carisma mil me contou que, apesar de carioca, vinha de Brasília há pouco tempo para morar por conta das oportunidades de trabalho. E aí se revela a grande pergunta: quantos como ele conseguem o que ele vem conseguindo? Morar numca cidade maravilhosa, porta do Brasil para o mundo, mas que ainda trata mal seus artistas não oferecendo espaços e principalmente oferecendo remunerações abaixo da qualidade artística de cada um.

Qual seria a saída para esse problema e como efetuar um upgrade nesse mercado e relação empregador e empregado são algumas questões. Numa conversa que tive com Sergio Ricardo, ele me contou sobre essa sua militância, em matéria que pode ser vista aqui  . A desunião, a falta de diagnósticos e de qualquer assossiação que responda sobre cooperam para a procrastinação da situação.

Enquanto isso, vamos de samba enquanto não há nada melhor pra aliviar a dor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário