TOP5

TOP5

Ritmo de fim de festa e o blogueiro que vos escreve prepara um top5 com os assuntos mais importantes do ano nas mais variadas áreas: religião, esporte, tecnologia e etcetera e tal...

O de hoje, top5 religioso, sempre levanta muita polêmica.

Leia, pense,discorde e mande sua opinião.

5 - Park 51

Quando a comunidade local aprovou no último mês de maio a criacão de um centro islâmico em Manhattan, próximo às torres gêmeas, no lugar de strip clubs a intenção não era - ao que parece - ofender ninguém. Mas não foi assim que foi interpretado. Diversos protestos, baseados em inúmeras ideologias, partiram de variados grupos; principalmente a corrente de que ali foram vitimados inocentes da fé cega religiosa. O debate está à mesa, degustem da possível xenofobia. O parque muçulmano da discórdia abre o nosso topfive 2010.




4 - O Vaticano e os escândalos sexuais com crianças

A Igreja Católica Romana já lidava com escândalos de abusos sexuais por parte de padres em crianças na Irlanda quando uma série de outras denúncias começaram a circular pela imprensa do mundo todo, principalmente na Alemanha, o que levou de vez todos os holofotes ao Papa, germânico. Acusações e uma postura "liberal"por parte da Igreja ante aos acusados chocaram o mundo. Nasce aí a discussão sobre a importância do celibato; é importante o cumprir por uma questão de ministério ou por uma questão de não pressionar a instituição religiosa com pensões após a morte dos padres, então pais de família, para as suas viúvas? Quarto lugar...




3 - A falência da Catedral de Cristal




O famoso arquiteto Philip Johnson desenhou o santuário de vidro em Gardem Groove, California, de onde o Rv. Robert Schuller apresentava seu sermão de domingo que percorria o mundo inteiro, fazendo dele um dos mais importantes religiosos do planeta - pelo menos da cultura protestante vinda da Alemanha. Contudo a família que o sucedeu após sua aposentadoria e o verdadeiro êxodo dos fiéis contribuíram para o declínio da igreja. Em outubro, a cúpula da instituição decretou a sua falência. O oitavo colocado nos traz uma pergunta, é válido transformar igrejas em grandes templos-empresa? A era do marketing-de-cristo.





2 - O Papa e a camisinha


As  manchetes do mundo inteiro eram de que o Papa havia mudado seu discurso acerca dos preservativos, sob específicas circunstâncias. Mas o que o supremo sacerdote realmente disse foi diferente. Ele continua rigorosamente negando o uso do contraceptivo . Na verdade, a única coisa a mudar milimetricamente foi a vista da Igreja quanto aos soros positivos. O que quer dizer muito quando se trata de uma instituição milernamente engessada. Ao Papa, o segundo lugar.






1 - Homer Simpsons é amigo de copo do Papa.

Em outubro, o L'ossevartore Romano, o semi-oficial orgão do Vaticano citou Homer Simpsons (!!!) como um exemplo de católico - desconsiderando que, se Homer realmente fosse religioso, seria protestante, ou como disseram os produtores de um dos desenhos de mais sucesso e logenvidade na televisão contemporânea, presbiterianos. Sem considerar neste tópico a postura completamente secular do personagem. O Papa e Homer são, por baixo, amigos de copo.



Um comentário:

  1. Nossa... pensões para os filhos de padres eu nunca tinha pensado! rs mas é, sim, uma possível explicação...
    Ótimo post e perturbadoras questões, como sempre, meu querido!

    ResponderExcluir