Simplesmente simples

Simplesmente simples

Procura-se a simplicidade. Num mundarel de gente que acredita na venda da felicidade, a demanda deve ser o "ser" simples. O indivíduo anda escasso nas ruas, vielas, muretas e nem nos postes ou comerciais mais se vê a cara do sujeito dado a vida de acordo com a vontade de Deus.

A atitude de ler jornal em um fila de padaria ou banco. Simplesmente acordar e ver o dia amanhecer ou o sereno começar a agir mais tarde, serenar junto, levar uma vida serena. Pensar em algo no passeio com o cachorro e se perder em pensamentos só voltando a cair em si na porta de casa. Procura-se a simplicidade do carinho no cabelo do namorado na praça sem hora pra acabar. Andar na chuva, foi-nos roubada a arte de divagar na vida. A proposta da vida social hoje — comparando muito mal, é igual àquela da lasanha que já se compra pronta. Hoje não conseguimos mais construir uma vida, passo-a-passo, dia-a-dia, saboreando cada etapa. Compramos ela já pronta, com gosto industrializado e tudo. E é ruim à beça... A lasanha, claro.

Se tempo só se tem quando se dá, aprender a dar é o que se ganha. Aliás, o tempo, assim como o amor, tem dessas dicotomias. Quanto mais se dá, mais se tem. Aliás, quem mais se deu, mais é.

Até o pobre do ócio foi corrompido, veja você, e agora anda solitário, incompreendido. Na Grécia antiga ele significava ter tempo livre para estudar, se dedicar, buscar estímulos, se preocupar com o público e não se tornar um idiota, não estar alheio às questões coletivas. Contudo, lá pelos idos do século XVIII, com aquele papo todo de industrialização, burgueses pra lá, burgueses pra cá, o pobre foi associado à vagabundagem junto ao sentimento de que, se não trabalhamos, prejudicamos alguém. Eu tinha um professor na faculdade que com toda a convicção que só um lunático alcança dizia que capitalismo é trabalhar para enriquecer o outro. Hoje ele faz mais sentido.

E a cultura do nadismo, coitada. Nadear! Nadear! Nadear! Algo que em se fazendo não se faz. A contemplação da natureza herdada e esquecida por nós por parte dos índios.

A simplicidade da humildade. Ser simples é ser sofisticado. Simplesmente viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário