Profeta da universidade

Profeta da universidade

Minha faculdade passa por problemas. Assim como todas as outras particulares ou públicas, e como todo ensino do rio de janeiro. Conversando com amigos as teorias de tomada de poder, retomada do pseudo poder e poder tomar o poder vão ganhando corpo. Lavagem de dinheiro, envolvimento federal, teoria da conspiração e até sergio malandro com suas pegadinhas como reitor sao discutidas.

 Lá, há muitos e empoeirados anos trabalha um secretário em meu curso. Patrimônio da universidade, uma entidade do prédio, daqueles que não morrem, são tombados na realidade. Conhecido pelo sobrenome, o sujeito não é dado a risos, brincadeiras, conversas e nem nada que alguém que já estudou lá desconfie. Como já está tudo em crise, sem água, sem luz, sem segurança e sem o tão querido e essencial neve no banheiro, pensei que não haveria mal nenhum em trocar cinco, e tão somente cinco palavras com o dito cujo. Sem contar a interrogação claro.

 Após as apresentações iniciais, troca de informações corriqueiras e já conhecida de todos, respirei fundos lancei a pergunta, não sem antes de apertar os olhos e pensar o quão ingênuo continuo sendo depois de alguns períodos que vivo nesse contexto." pro senhor, qual a solução disso tudo?" a pausa que antecede a resposta veio junto com a dúvida de que existia candura naquele Espiríto ambulante, meio decadente, mas ambulante." não sou eu que tenho que saber disso..." seco e grave. Pensei na hora em Jesus Cristo e seus ensinamentos, rev. Luther king e sua posturaenquanto a minha alma tardiamente me confirmava " cinco palavras, bruno. Nunca force a barra. Somente cinco palavras".  Olhos lacrimejados, pauta pro bullying dos meus amigos retruquei com toda educação" sei que não cabe ao senhor, mas como tem muitos anos de casa, acho que já passou por muitas situações parecidas, não?" .após a pergunta um lado novo do personagem apareceu. Uma serenidade de monge, paz das montanhas, uma luz ascendeu e o caboclo respondeu" fica tranquilo, falir não vai não. Vocês terminam o curso de vocês mas isso não fecha."  nascia ali um profeta, uma nova faceta entra em ação e a minha calma volta a reinar. Sob essa profecia, amigos de curso, continuemos!

Um comentário: