A desconstrução contextual da notícia

A desconstrução contextual da notícia

Existe uma necessidade do sistema em rotular certos preceitos e agir com pré-conceitos. Seja uma necessidade financeira ou de postura social, há sempre a informação além da informação. Há uma resposta do porquê tal notícia é veiculada e outra não, porquê uma é tratada de forma diferente da outra e por aí adiante. Um exemplo muito rico desse acontecimento é a tradicional guerra no Oriente Médio. 



Sempre sabemos por notinhas espalhadas ou alguns flahs que o Estado de Israel éstá em conflito com alguém. Muitas vezes vemos destaques a movimentos como o "free Palestina" por exemplo. A discussão aqui não é sobre quem está certo ou errado, mas eu te desafio a conhecer alguém que tenha visto em um mesmo dia, em qualquer telejornal, imagens de uma cidade mulçumana atacada junto da imagem de algum estado israelense destruído. Quantos aqui já viram figurar em algum impresso a foto de uma criança judia morta em decorrência dos milhares de ataques com bombas que chovem sobre o céu de Tel-Aviv regularmente. Criança palestina eu tenho certeza que você já viu várias... 



Esse posicionamento midiático do qual falamos, hoje, entendo que exista por dois principais fatores. O primeiro deles é o fato de Israel ser aliançado com os EUA, maior potência econômica, bélica e capitalista do mundo há longos anos, parceiros de várias outras nações, assim como inimigo de incontáveis outras. O segundo é o fato de que toda boa faculdade de jornalismo parece ser tendenciosa à esquerda, à subversão, ao protesto. É dessa desconstrução midiática e essa ruptura do fato com o seu contexto que a sociedade sofre continuamente. 

Tal falta de discernimento que as vezes parece ser cega, mas que provavelmente só será revogada daqui há anos, após um olhar imparcial e distanciado do fato inserido em seu contexto. Enquanto o indivíduo ainda aprimora a sua capacidade de interpretação e seu acervo de referências ideológicas e históricas, sofre a massa, refém de pequenos pensadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário