Yonggi Cho é acusado mais uma vez

Yonggi Cho é acusado mais uma vez





Paul Yonggi Cho, o líder da maior igreja protestante do mundo e referência para muitos líderes brasileiros está sendo investigado pela justiça de seu país, a Coréia do Sul. Ele é acusado por 29 membros da sua própria igreja, a Igreja do Evangelho Pleno, em Seul, de ter desviado 14.6 milhões de euros para socorrer seu filho. "Reunimos provas suficientes sobre a má gestão dos fundos da igreja e continuaremos a lutar no tribunal." disseram os líderes responsáveis pela acusação a Yonggi Cho, que classifica o ato como uma "Campanha de difamação".

Segundo testemunhas sul-coreanas, Cho realizaria milagres de cura somente ao passar do lado delas


Cho, de 75 anos, é o pastor titular da Yoido Full Gospel Church ( Igreja do Evangelho Pleno), desde a sua fundação, em 1958. A instituição conta atualmente com cerca de 800 mil membros espalhados pelo país nas ramificações da igreja que, durante alguns anos, chegou a contar com 20 mil novos convertido por ano para a religião protestante. Por conta desse fato, Cho inaugurou uma inspirada forma de continuar crescendo apesar dos limites físicos e geográficos: 


             "Nós informatizamos tudo na igreja, em todos os aspectos! Nós também usamos a Internet. Agora mesmo estamos oferecendo uma igreja "on line" onde pessoas podem participar nos cultos através da Internet. Queremos levar as pessoas para a Internet. A Coréia é um país bem pequeno de tal maneira que não podemos ampliar a igreja através de prédios. Além disso, todos os anos temos 20 mil novos convertidos em nossas igrejas, e nós não podemos colocá-los em nossos edifícios. Então temos uma igreja "on line" para que todos possam participar dos cultos em suas próprias casas."

Conta ele nesta entrevista .

Não é a primeira vez que Cho é acusado de algo. Na década de 90, o pastor sul-coreano foi duramente criticado pelo escritor norte-americano Dave Hunt, no livro "A sedução do cristianismo". Nele, o autor afirma que o pastor era responsável por um ensino herético, usuário de ensinos religiosos orientais, como o budismo, e que  distorcia o ensino bíblico.

Ainda na década de noventa, logo após o boom da igreja em Seul — que obteve seu crescimento em larga escala principalmente por conta da ferramenta intitulada como 'células', criação do próprio Yonggi Cho — ele mudou seu nome, utilizando então o "Yonggi", segundo o próprio, por inspiração do Espiríto Santo. Contudo, segundo o jornal CPAD ( Casa Publicadora das Assembléias de Deus) o motivo foi uma desavença entre ele e seus irmãos de sangue.

Ante à todas essas acusações, o fato é que Cho, escritor livros que foram sucessos de venda no mundo inteiro, como "A Quarta Dimensão", "Oração a Chave do Avivamento" e "Solução para os Problemas da Vida", é um influenciador das igrejas protestantes das Américas e que, por conta também de sua iniciativa, a Coréia do Sul é hoje o maior país asiático com número de Cristãos. São 8,6 milhões de protestantes contra 5,1 milhões de católicos enquanto 10 milhões de sul-coreanos são budistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário