Rio, seus filhos ( e seu Prefeito) se levantam

Rio, seus filhos ( e seu Prefeito) se levantam



O Apóstolo Terra Nova com a chave da cidade do Rio tendo ao fundo, no telão, o Prefeito Eduardo Paes Créditos: Pra. Caroline Coutinho




Milhares de 'filhos' da cidade do rio de Janeiro lotaram o Maracanãzinho na última sexta-feira e sábado (dias 16 e 17), juntamente com o prefeito da cidade, Eduardo Paes, para participarem do “Rio, seus filhos se levantam para mudar a sua história”, um congresso religioso protestante, que faz parte da “Visão Celular no Modelo dos 12”, liderado pelo Apóstolo Renê Terra Nova.

O Congresso, como ocorre todo ano na cidade maravilhosa, celebrou os “frutos”, que são novas pessoas convertidas ao evangelho como consequência das atividades evangelísticas das igrejas. Num estádio com sua capacidade de mais de 11 mil pessoas quase lotado, principalmente no sábado, como era aguardado pelos organizadores, o que mais chamou a atenção foi o clima vibrante de festa e as cores, com a qual todos iam vestidos especificamente para identificar suas respectivas igrejas e líderes.

Para o Apóstolo Joel Pereira, pastor presidente do Projeto Vida de Volta Redonda, que mobilizou uma verdadeira multidão até o estádio, o motivo era de agradecimento pela vinda de seu líder. Por meio de seu twitter ele falou sobre Renê Terra Nova “ Somos muito gratos pela sua vida ao Rio de Janeiro. Sei que os céus serão transformados” Sem deixar de notar a presença de sua comunidade no local, na cor preta “ A turma de preto surpreende. Parabéns, impactamos o Rio de Janeiro!”. Finalizou.

O congresso teve seu ponto alto na noite de sábado, quando o prefeito Eduardo Paes, presente no palco, entregou nas mãos de Terra Nova a chave da cidade maravilhosa, a exemplo do que faz com o Rei Momo, todo ano nos carnavais. Para Renê o ato tem uma importância simbólica muito grande: “Após os últimos congressos nessa cidade fui ameaçado juntamente com a minha família por estar agindo como Deus me orientou aqui. Alegavam que nem carioca eu era, então, o que estava fazendo aqui? Há pouco tempo fui honrado com essa posição com a medalha Tiradentes, o que será que eles vão dizer agora que eu tenho a chave da cidade?” Indagou o apóstolo mostrando o objeto.


Além da importância no meio evangélico que Renê e as igrejas da Visão Celular no Modelo dos 12 vem alcançando, está a importância fora desse nicho também. Outro exemplo de influência é a proximidade do governador de Manaus com o apóstolo, que é presidente do Ministério Internacional da Restauração, no Amazonas, e o fato de um de seus discípulos ter sido eleito o terceiro vereador mais votado de Manaus, o também apóstolo Marcel Alexandre, que segundo Renê alegou em “primeira mão” no Rio de Janeiro, será em breve o presidente do Brasil.

Terra Nova, que é constantemente atacado por ícones protestantes no país, é o responsável por implantar uma nova 'visão' nas igrejas do país chamada “Visão Celular no Modelo dos 12”. A visão, inspiração bíblica, segundo ele, foi aprendida na Venezuela, com o apóstolo Cesar Castelaños. Ao chegar aqui, como embaixador desse 'novo' formato de atividades religiosas no país, Renê implantou as suas grandes características: a criação de grupos de compartilhamento do conhecimento bíblico em casas, que tem como objetivo se multiplicar, daí o nome célula; e a noção de que cada membro de igreja pode ser um líder, responsável por auxiliar com conselhos e apoios morais e espirituais outras 12 pessoas, daí o nome “modelo dos 12”, à exemplo de Jesus e seus 12 discípulos. Essa nova visão é famosa por, além de aumentar o número de membros de igreja exponencialmente em pouco tempo, dar noção aos participantes de respeito à hierarquia secular e eclesiástica e por tratar individualmente cada membro com base nos conceitos bíblicos.

O congresso terminou com algumas certezas. Entre elas a de que apesar do estardalhaço social e político (haja visto a grande concentração de pessoas que, por iniciativa própria e consenso comum podem votar numa mesma pessoa) ele ainda, sabe-se lá porque, ainda não ganhou a grande mídia. O que, até aqui, não se mostrou necessário para lotar o Maracanãzinho e receber da boca do próprio Eduardo Paes a promessa de que no ano que vem, o próximo congresso tem novo endereço: o Engenhão.

4 comentários:

  1. muito bem escrita sua matéria.... e deixe os creditos pra mim da foto.. fui eu quem tirei... hehehe

    Pra. Caroline Coutinho Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Pastora Caroline!!! Faço questão! Peço mil perdões pq peguei a foto do twitter de um dos apóstolos que provavelmente retuitaram a sua mensagem. perdão. Erro corrigido!

    ResponderExcluir
  3. eu tava brincando, irmão! Não precisa se desculpar! Se a gente posta essas fotos em redes sociais, é pq queremos que ela seja vista.... me sinto até honrada por ter minha foto passeando por aí!
    fique com Deus!
    Muito boa sua matéria. Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  4. Rs. obrigado, pastora. Que outros eventos motivos de cobertura venham para que a gente possa divulgar o que verdadeiramente está acontecendo em nossa cidade. Abc!

    ResponderExcluir