Um Anjo Imperial das Pernas Tortas

Um Anjo Imperial das Pernas Tortas

É notório que todo euroupeu tem uma visão diferente da nossa acerca de nós mesmos.Em um grupo de amigos ao qual pertenço existe um filho de muçulmano,um ateu,um cristão protestante,um agnóstico,um católico e um adepto do candomblé.
Pra nós,só uma curiosidade.Mas pra eles ,que lá chegam a se matar por questões como essa,que tem como fiés mais fanáticos os seguidores de previsões de tempo e de cotação da bolsa,isto é algo fantástico,quissá divino!
"Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado".A frase passada é do Ap. Paulo,ícone em ensinamentos para a Igreja, embora de um certa maneira,poderia ser de qualquer 'Seu João','Jorge','Neusa'que uma hora tem dinheiro,e outra(na maioria das vezes)não tem nada.Que trabalham a semana inteira numa jornda de oito horas,que pegam suas conduções lotadas,enfrentam trânsitos faraônicos e quando por fim chegam em casa descobrem que hoje não vai dar pra subir porque traficantes influenciam crianças com violencia,e numa atitude infantil brincam com vidas.E a 'gringalhada' acha isso bonito.Não que não seja,contudo um fim de sexta-feira com seus amigos franceses às margens do rio Sena contrasta com terminar sua intensa semana num Central-Japerí,contudo,os dois hão de ser experiências inesquecíveis.
E essa simplicidade,essa garra,a capacidade de tranformar adversidade em orgulho que consiste o tal 'jeitinho brasileiro',que lá fora foi personificado num dos maiores jogadores de futebol: Mané garrincha.
O anjo de pernas tortas como era conhecido encantava a euroupa ,toda dura, com seu molejo e arte.Infelizmente por não conseguir desvincilhar sua simplicidade e o seu jeito de sua origem pobre,era que o Botafogo tinha que por vezes buscá-lo em Pau-Grande,lugar aonde nasceu,para o levar aos treinos já que suas 'peladas' ocorriam por lá.Se afundou na bebedice por não se habituar em uma nova realidade ou encontrar sua identidade num novo padrão de vida.Talvez o que aconteça nos dias de hoje com nosso Adriano,Imperador.
Foi pra Milão,conquistou o apelido,e diferentemente do 'Anjo',que conquistara o Velho Continente com seus dribles, Adriano o fez com sua raça,sua força física.Hoje, ele está de volta ao Flamengo,seu clube.Procurando além da felicidade, ele próprio.
Mané não ficava sem seu distrito de Magé.E Adriano sem sua Vila Cruzeiro.Torçamos para que o atacante do time da Gávea tenha um final,em todos os sentidos,melhor do que o da pessoa que muitos acreditam ter jogado melhor do que o tal Pelé.E que o Brasil,uma país que é de tudo e de todos ,apesar de só querer ser alguém ,continue encantando o mundo com sua pluralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário