A Roberta Close da política

A Roberta Close da política

O PT (Partido dos Trabalhadores) chegou ao governo, em 2002, com status de Robbin Hood , personificado em seu metade revolucionário, metade companheiro: Lula- que, no fundo, no fundo, não passa de um sindicalista que acredita que todo problema pode ser resolvido com acordos.

A esperança depositada no PT ,se explica pelos sucessivos fracassos eleitorais em busca da presidência. Na primeira eleição direta pós-ditadura , Lula amargou a derrota na reta final para um jovem de um partido pequeno , o nada saudoso Collor — dito cujo que está de volta na ativa vida política — que usou durante um debate da rede Globo artifícios horríveis, como um aborto que o sindicalista teria sugerido à sua ex- mulher. Motivos banais pela forma que foram abordados uma vez que o Estado é democraticamente Laico.

Depois disso, por duas vezes, Lula caiu ante Fernando Henrique Cardoso. FHC, intelectual e tido como de direita é, no mínimo, polêmico, e até hoje, quase dez anos após seu último dia em Brasília como presidente, é visto como referência máxima para os tucanos, umas macacadas e, dizem as más línguas, para os “burros” também.

Quando chega ao poder em 2002, Lula tinha acumulado experiência e feito de um provérbio chinês o seu lema: “o burro erra e não aprende, o inteligente erra e aprende, já o sábio aprende com o erro dos outros”. Lula não comprometeu, nadou contra o fluxo de decadência internacional e recebeu no colo heranças do governo de FHC. Teria sido perfeito se, em uma única área, os petistas não tivessem mostrado a sua verdadeira faceta: a de aloprados.

Nunca antes na história desse país houve tantos escândalos envolvendo corrupção. O governo, obviamente vê o copo como meio cheio, e não meio vazio. Afirmam eles que isso aconteceu por razão de o PT ter corrido atrás dos corruptos. Os maiores eram de dentro do próprio PT, diga-se de passagem.

Em 2002, Lula, ainda não o presidente, num de seus discursos contra Serra, esbravejava que o partido dele comprara votos por comida. Algo que ele era declaradamente contra.

Luiz Inácio “Lula” da Silva é o patrono da bolsa família, e a maioria esmagadora do nordeste e norte é PT, ou melhor, Lula (uma vez que esse governo não conta com plataformas ou programas, e sim, com a personificação de um líder único).
Tudo contra Lula lutou: a corrupção de quem estava no poder, o neoliberalismo , o crescimento dos grandes empresários, a compra de votos por comida cresceram e se fizeram características do governo petista.

Chegando ao fim de mais um mandato,o PT, que gerou expectativas enormes em todos os seus militantes que durante anos lutaram para ser representados por companheiros honestos e éticos, é a Roberta Closet da política. Não é o que parece.



P.S.: para minha tia Regina; petista, contudo feliz.

Um comentário:

  1. Foda! Tentei explicar exatamente isso durante todo período eleitoral e todo mundo me chamava de estranha ou em cima do muro... Fazer o q?

    ResponderExcluir