Lula e o Rei-Sol

Lula e o Rei-Sol

"L'État c'est moi" (o Estado sou eu), é a frase mais célebre de Luís XIV, o Rei-Sol. Luís, que era de Bourbon, é tido para alguns como o maior monarca absolutista de toda França. O egocentrismo do monarca era tanto que se credita a ele a frase : “"Eu quase que esperei". Leia:

” Dizia isso, mesmo com todas as suas carruagens chegando à hora marcada, o que demonstra bem o caráter absolutista e a visão de Rei-sol que ele tinha de si mesmo.”

O sol era o emblema do rei pelo simples fato de ser o único capaz de dar vida a todas as outras coisas. Vaidoso, como a maioria dos reis ocidentais, assumiu o trono aos 16 anos e pegou o país numa crise. Crise essa que só veio a acabar em 1665, quando nomeou Jean-Baptiste Colbert para a chefia da Controladoria Geral. Egocêntrico , o monarca se revelou quando disse “ O Estados ou eu”. Na época todas as leis, todo o fim e começo eram centrados nele, todo o poder de criação para o estado estava em Leís XIV, que , como bom observador, proferiu a mencionada frase.

”A opinião pública somos nós!”é a (última) frase mais célebre de Luis Inácio da Silva, o Lula, que é de Garanhuns. É tido para alguns como o maior presidente da república brasileira de todos os tempos. O nível de polêmica do presidente era tanta que se credita a ele a frase : “"Não é mérito, mas, pela primeira vez na história da República,
a República tem um presidente e um vice-presidente que não têm
diploma universitário. Possivelmente, se nós tivéssemos,
poderíamos fazer muito mais."

Leve em consideração a diferença entre os dois regimes: Monarquia é uma forma de governo em que um indivíduo governa como chefe de Estado, geralmente de maneira vitalícia ou até sua abdicação, e "é totalmente separado de todos os outros membros do Estado"."BOUVIER, John, RAWLE, Francis. '. 1914. 2237-2238 ; Forma de governo em que apenas uma pessoa, o monarca, detém o poder soberano. Pode ser absoluta ou constitucional, eletiva ou hereditária ; O conceito moderno de Monarquia surge na Idade Moderna, com a formação das Monarquias absolutas na Europa. O regime se caracterizava pela centralização da autoridade nas mãos de uma só pessoa - o monarca - com poder hereditário e ilimitado. Democracia Democracia("demo+kratos") é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. E em consideração também o fato de que uma democracia, para existir de verdade- não em sua totalidade, algo muito difícil- necessita da imprensa livre.

O monarca que diz que o Estado (poder) sou eu, atesta, aquela forma de regime como centralizado em um só. Um democrata que diz que a opinião somos “nós”, está sujeito ao risco de ser suspeito como quem tem intenção ou tentativa de monopolizar a informação- na democracia, algo próximo do poder que havia nas mãos do monarca. Logo, também, nos lembra o poder centralizado num só. A saber, ele, Lula. Algo que vai totalmente contra os princípios de uma democracia. Entender e interpretar o que Lula quis dizer com isso é uma icógnita.

Lula é o presidente com maior índice de aceitação do Brasil, e nos últimos dias tem travado uma batalha com a mídia em geral, na tentativa de eleger sua apadrinhada, Dilma Roussef. Pensar nas semelhanças entre Lula e o Rei-Sol faz sentido. Pensar o quanto Lula, expressão máxima do PT, pode ser prejudicial para a democracia, também. A continuidade dos aloprados do PT no poder pode ser algo prejudicial para a nação brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário